Site Meter

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Minha Jerusalém!

   Eu ameeii minha viagem, todos as cidades e países me acrescentaram muito. Mas, Jerusalém, é diferente. Minha sensação é que encontrei meu lugar no mundo.. hahaha. A cidade é encantadora. Não é em vão que dizem que você sente ainda mais vontade de subir para Jerusalém depois de já ter ido lá uma vez. 
   Os judeus sempre se referem a "ir para Jerusalém" como "subir para Jerusalém". Dizem que a cidade, espiritualmente falando, é a cidade mais alta do mundo e mesmo que você esteja no Everest você vai subir para Jerusalém (ouvi essas palavras de um judeu que vive em Israel).

   Chegamos no entardecer, e Jerusalém nos recebeu assim:

   
   Aqui já era no outro dia, pela manhã. Os judeus recém estavam comemorando o Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico (os judeus não seguem o nosso calendário, a partir das 18h do dia 29 de setembro eles entraram no ano 5.772). 



   A "Antiga Jerusalém" é toda cercada por muros.




   Muro da lamentações. Os judeus fazem orações lá, homens e mulheres separados por aquele "cercado" que vocês podem ver na foto. Esse muro era a parte mais próxima do local chamado "santíssimo lugar" do antigo Templo de Salomão. Para os conhecedores das histórias bíblicas (ou da Torá) vale acrescentar que os judeus creem que nesse lugar está a rocha em que Abraão levou seu filho Isaque para entregá-lo a Deus (e o local é realmente em cima do monte Moriá, conforme está descrito no livro de Gênesis). 

   Hoje foi descoberto, no subsolo desse muro, locais considerados ainda mais próximo dessa rocha, e muitas mulheres judias vão lá nesse subsolo fazerem suas orações.

    Atualmente, no local do Antigo Templo dos Judeus existe a famosa Cúpula da Rocha, que é um relicário muçulmano (e não uma sinagoga como muitos acreditam).


   No Muro á noite.


   Cúpula da Rocha. Acreditem: A cúpula é ouro maciço!! 



   Uma fotinho só pra vocês verem o TAMANHO das pedras!! Não consigo imaginar como eles empilhavam essas pedras gigantescas em um tempo que não haviam as máquinas que existem hoje!!



   Vamos ver vitrines Israelenses??

   As pedras estão em alta em no mundo todooo..



   Vitrine da H. Stern no shopping em Jerusalém.




   Os roletes!! =]



   Nhaaaa.. Amooo M.A.C! Depois posto umas coisinhas legais que comprei na M.A.C, mas eu comprei na Duty Free do Aeroporto de Tel Aviv porque é mais barato. Hihihi.. 



   Gostaram de Jerusalém? Eu fiquei 7 dias lá e ficaria muito mais, andei pelas ruas, conversei com jovens judeus, saí á noite, fui até no Mc Donalds pra ver como é (e também porque eu estava com saudades de comer batata frita!).. hahaha.. Então além das partes históricas, conheci também um pouquinho da cidade normal, é muito bom dar essas fugidas dos roteiros e conhecer o "dia-dia" dos lugares né?! A cidade é maravilhosaaa.. um ambiente delicioso de estar.


   Bjão e até amanhã!!

   Email: helikia.joias@gmail.com
   Twitter de moda: HelikiaByAndrea
   Facebook: Ândrea Kohlrausch (envia recadinho falando que me acompanha no blog!)

2 comentários: